Copa do Mundo 08/06/1958 19:00
Halmstad - Outros, Ou, os

Sobre a Partida

Junho de 1958. A Suécia respirava futebol, e um dos grupos mais imprevisíveis da Copa do Mundo era o Grupo 1. Nele, a minúscula Irlanda do Norte, a menor nação a jamais ter se classificado, enfrentava a poderosa Tchecoslováquia em Halmstad. Ninguém dava muito pelas perspectivas dos "Green and White Army" contra os tchecos, recheados de talentos como o futuro Bola de Ouro Josef Masopust e o capitão Ladislav Novák.

Mas o que se viu naquele dia 8 de junho foi uma aula de coração e tática. Liderados em campo pelo carismático Danny Blanchflower e com a muralha Harry Gregg no gol, os norte-irlandeses desafiaram o prognóstico. Aos 21 minutos, o impossível aconteceu: Billy Cush, com a astúcia de um predador, encontrou a rede, silenciando os céticos e incendiando a torcida verde e branca.

O restante do jogo foi uma batalha épica de resistência. A Tchecoslováquia pressionava, Masopust orquestrava, mas a defesa irlandesa, aguerrida e organizada, suportava cada investida. Gregg operava milagres, e Blanchflower liderava o time com uma paixão inigualável. O apito final ressoou como um grito de guerra, confirmando o 1 a 0. Não foi apenas uma vitória; foi uma declaração. A Irlanda do Norte não estava na Suécia para passear; estava para fazer história, e este triunfo inicial contra um gigante seria o prelúdio de uma jornada inesquecível rumo às quartas de final, provando que no futebol, o espírito coletivo pode superar a técnica individual.

Gols

16'
Cush

Escalações

Irlanda do Norte

Titulares

- Cush ATA
- Gregg GOL
- Dougan ATA
- Mc Parland ATA
- Bingham MEI
- Peacock MEI
- Mc Ilroy MEI
- Blanchflower MEI
- Keith MEI
- Mc Michael DEF
- Cunningham DEF
- Peter Doherty TEC

Tchecoslováquia

Titulares

- Cadek MEI
- Hertl MEI
- Hovorka ATA
- Dvorak ATA
- Borovicka ATA
- Mraz DEF
- Dolejsi GOL
- Karel Kolsky TEC
- Novak DEF
- Masopust MEI
- Pluskal DEF
- Kraus ATA

Arbitragem

Árbitro Seipelt