Copa do Mundo 19/06/1958 19:00
Nya Ullevi - Outros, Ou, os

Sobre a Partida

Gotemburgo, 19 de junho de 1958. O Estádio Ullevi seria palco de um embate épico nas quartas de final da Copa do Mundo. De um lado, o Brasil, liderado por craques como Didi, Garrincha e o jovem fenômeno Pelé, carregava a esperança de uma nação e o peso de fracassos anteriores. Do outro, o surpreendente País de Gales, estreante em Copas, que desafiava todas as expectativas, mesmo sem sua principal estrela, o gigante John Charles, lesionado – uma ausência que pairava como uma sombra sobre a equipe galesa.

O jogo foi um verdadeiro teste de nervos. Os galeses, comandados por jogadores como Cliff Jones e Ivor Allchurch, ergueram um muro defensivo impenetrável, frustrando as investidas brasileiras repetidamente. A Canarinho martelava, mas a bola teimava em não entrar. A pressão sobre o Brasil era palpável, o relógio corria, e a lembrança dos traumas passados começava a inquietar a torcida.

Foi então, aos 66 minutos do segundo tempo, que a genialidade irrompeu. Pelé, com apenas 17 anos, recebeu a bola dentro da área. Num lance de rara plasticidade e inteligência, ele chapelou o defensor e, sem deixar a bola cair, emendou um chute preciso que estufou as redes galesas. Foi o primeiro gol de Pelé em Copas do Mundo, um momento que quebrou o cadeado galês e garantiu a suada vitória por 1 a 0. Mais que uma classificação, foi o nascimento de uma lenda.

Gols

66'
Pelé

Escalações

Seleção Brasil

Titulares

- Vicente Feola TEC
- Mazzola ATA
- Zito MEI
- Gilmar GOL
- De Sordi LAT
- Garrincha ATA
- Pelé ATA
- Zagallo ATA
- Didi MEI
- Orlando Peçanha DEF
- Nilton Santos DEF
- Bellini DEF

País de Gales

Titulares

- Charles ATA
- Hewitt ATA
- Allchurch ATA
- Medwin ATA
- Jones ATA
- Sullivan MEI
- Bowen MEI
- Hopkins DEF
- Williams DEF
- Kelsey GOL
- Jimmy Murphy TEC
- Webster ATA

Arbitragem

Árbitro Seipelt
Árbitro Seipelt
Árbitro Seipelt