Copa do Mundo 11/06/2006 15:00
Zentralstadion - Outros, Ou, os

Sobre a Partida

Na tarde de 11 de junho de 2006, o Zentralstadion em Leipzig foi palco de um embate carregado de significado e expectativas, um dos primeiros confrontos do infame "Grupo da Morte" da Copa do Mundo. De um lado, a laranjinha mecânica da Holanda, sob o comando de Marco van Basten, exibindo talentos como Edwin van der Sar, Ruud van Nistelrooy e o jovem e imparável Arjen Robben. Do outro, a seleção de Sérvia e Montenegro, fazendo sua única aparição em Copas como nação unificada, com nomes como Dejan Stanković e Mateja Kežman, buscando afirmar-se no cenário global.

A tensão era palpável, mas a Oranje logo impôs seu ritmo. Aos 18 minutos, a genialidade holandesa se fez presente: Ruud van Nistelrooy, com sua visão apurada, lançou Arjen Robben pela esquerda. O ponta, em velocidade estonteante, invadiu a área, driblou o goleiro Dragoslav Jevrić com frieza e tocou para as redes, silenciando parte da torcida e explodindo a outra. O 1 a 0 era merecido.

A Sérvia e Montenegro, embora lutadora e com momentos de brio, especialmente através da garra de Stanković, não conseguiu furar a defesa holandesa, bem postada. Kežman, isolado na frente, tentou, mas a bola teimou em não entrar. O apito final confirmou a vitória magra, mas crucial, da Holanda, que dava o primeiro passo rumo à fase seguinte e deixava a incerteza pairar sobre o futuro da jovem nação balcânica no torneio.

Gols

18'
Robben

Escalações

Sérvia e Montenegro

Titulares

- Petkovic TEC
- Jevric GOL
- Djordjevic DEF
- Gavrancic DEF
- Krstajic DEF
- Nadj MEI
- Stankovic VOL
- Duljaj MEI
- Djordjevic MEI
- Milosevic ATA
- Dragutinovic ZAE
- Kezman ATA

Reservas

- Zigic ATA
- Koroman MEI
- Ljuboja ATA

Holanda

Titulares

- Van der Sar GOL
- Phillip Cocu MEI
- Robben ATA
- Van Persie ATA
- Sneijder MEC
- Heitinga ZAD
- Mathijsen ZAE
- Van Bronckhorst LAE
- Van Bommel VOL
- Ooijer ZAD
- Van Basten TEC
- Van Nistelrooy ATA

Reservas

- Boulahrouz ZAE
- Kuyt ATA
- Landzaat MEC

Arbitragem

Árbitro Markus Merk