Copa do Mundo 14/06/1970 12:00
La Bombonera - Toluca - Outros, Ou, os

Sobre a Partida

Na quente tarde de 14 de junho de 1970, o Estádio Luis Dosal, em Toluca, fervia sob a esperança mexicana. Pela primeira vez na história, o anfitrião México alcançava as quartas de final de uma Copa do Mundo e enfrentava a temida Itália de astros como Riva, Rivera e Mazzola. A torcida local, vibrante, acreditava no milagre. E por um instante, ele pareceu possível.

Com apenas 13 minutos de jogo, um grito ensurdecedor irrompeu das arquibancadas: José Luis González abriu o placar para o México! A "Tri" estava à frente, e a nação sonhava. Contudo, a "Azzurra", mesmo conhecida por sua defesa sólida, tinha um ataque letal. Aos 25 minutos, um gol contra infeliz de Javier Guzmán igualou o marcador, trazendo a Itália de volta ao jogo.

No segundo tempo, a classe italiana prevaleceu. Luigi Riva, o implacável goleador, mostrou por que era um dos mais temidos atacantes do mundo, marcando duas vezes (aos 63 e 76 minutos). No meio de seus gols, o maestro Gianni Rivera também deixou sua marca aos 70 minutos, selando a goleada. O sonho mexicano se desfez diante da superioridade europeia. A Itália avançava para as semifinais, enquanto o México se despedia com a cabeça erguida, mas o coração pesado, após sua melhor campanha em Mundiais.

Gols

13'
Gonzalez
25'
Pena Contra
63'
Riva
70'
Rivera
76'
Riva

Escalações

México

Titulares

- Calderon GOL
- Perez DEF
- Pena DEF
- Gonzalez DEF
- Vantolra DEF
- Guzman DEF
- Munguia MEI
- Pulido MEI
- Fragoso ATA
- Padilla ATA
- Valdivia ATA
- Raul Cardenas TEC

Reservas

- Diaz MEI
- Borja ATA

Itália

Titulares

- Ferruccio Valcareggi TEC
- Domenghini ATA
- Facchetti DEF
- Burgnich DEF
- Mazzola MEI
- Boninsegna ATA
- Riva ATA
- Albertosi GOL
- Cera DEF
- Rosato MEI
- De Sisti MEI
- Bertini MEI

Reservas

- Rivera ATA
- Gori ATA

Arbitragem

Árbitro Scheurer