Copa do Mundo 16/07/1994 12:30
Rose Bowl - Outros, Ou, os

Sobre a Partida

Num calor escaldante em Pasadena, o "Jogo de Consolação" da Copa do Mundo de 1994 transformou-se numa declaração de intenções sueca. Após uma campanha surpreendente que os levou às semifinais, Suécia e Bulgária se enfrentaram pelo terceiro lugar, um prêmio jamais imaginado por ambas as nações. Mas foi a Suécia de Tommy Svensson que entrou em campo com mais "fome", diante de uma Bulgária visivelmente exausta e desiludida pela derrota para a Itália.

Aos 8 minutos, um golpe de gênio: Tomas Brolin cobrou uma falta rasteira por baixo da barreira, abrindo o placar. O gol foi o estopim para uma avalanche azul e amarela. Aos 30, Håkan Mild ampliou, e o sonho búlgaro desmoronava. Henrik Larsson, a estrela em ascensão, marcou aos 37, e Kennet Andersson selou o massacre antes do intervalo, aos 40. O placar de 4 a 0 no primeiro tempo selou o destino da partida.

Enquanto craques búlgaros como Hristo Stoichkov e Yordan Lechkov viam seu brilho ofuscado pela frustração, a Suécia, com seu futebol vibrante, garantiu o terceiro lugar, igualando sua melhor campanha em Copas desde 1958. Foi um momento de glória para uma geração de talentos que marcou época, um adeus memorável para o Mundial americano.

Gols

8'
Brolin
30'
Mild
37'
Larsson
40'
Kennet Andersson

Escalações

Suécia

Titulares

- Larsson ATA
- Kennet Andersson ATA
- Ingesson MEI
- Mild MEI
- Brolin MEI
- Andersson DEF
- Kamark DEF
- Bjorklund DEF
- Schwarz DEF
- Nilsson DEF
- Ravelli GOL
- Svensson TEC

Reservas

- Limpar MEI

Bulgária

Titulares

- Kostadinov ATA
- Stoichkov ATA
- Ivanov DEF
- Tzvetanov DEF
- Iankov MEI
- Sirakov MEI
- Balakov MEI
- Letchkov MEI
- Kriakov DEF
- Houbchev DEF
- Mihailov GOL
- Penev TEC

Reservas

- Iordanov MEI
- Kremenliev DEF
- Nikolov GOL

Arbitragem

Árbitro Ali Mohammed Bujsaim
Árbitro Ali Mohammed Bujsaim