Copa do Mundo 09/06/2006 21:00
Gelsenkirchen - Gelsenkirchen, Alem, ha

Sobre a Partida

Gelsenkirchen, 9 de junho de 2006. A Veltins-Arena testemunhava o choque de expectativas no Grupo A da Copa do Mundo. De um lado, a Polônia, com jogadores como Ebi Smolarek e Maciej Żurawski, carregava a esperança de uma nação tradicionalmente forte no futebol, buscando reviver glórias passadas. Do outro, o Equador, fazendo sua segunda aparição em Mundiais, chegava com o status de surpresa e a ambição de provar seu valor. Não havia rivalidade histórica, mas a importância dos três pontos iniciais era imensa para a trajetória de ambas as seleções.

O jogo começou tenso, com a Polônia buscando impor seu ritmo, mas sem conseguir furar a sólida defesa equatoriana. Aos 24 minutos, em um golpe de mestre, o Equador abriu o placar. Um cruzamento preciso encontrou a cabeça do atacante Carlos Tenorio, que subiu mais alto que a zaga polonesa e testou para o fundo das redes de Artur Boruc, calando a torcida europeia. A Polônia, atordoada, tentava reagir com lances de Jacek Krzynówek, mas a defesa sul-americana, liderada pelo experiente Iván Hurtado, mantinha-se irredutível.

Aos 80 minutos, o pesadelo polonês se completou. Após um erro defensivo, Édison Méndez encontrou o ídolo 'El Tin' Agustín Delgado livre na área. Com frieza e oportunismo, Delgado empurrou para o gol vazio, selando o surpreendente 2 a 0. A festa equatoriana era efusiva, a frustração polonesa, palpável. Uma estreia para ser esquecida pela Polônia, e uma vitória histórica para o Equador, que dava um passo gigantesco rumo à segunda fase do Mundial.

Gols

24'
Carlos Tenorio
80'
Delgado

Escalações

Polônia

Titulares

- Baszczynski DEF
- Janas TEC
- Boruc GOL
- Zewlakow DEF
- Radomski MEI
- Szymkowiak MEI
- Smolarek MEI
- Krzynowek MEI
- Zurawski ATA
- Jop ZAD
- Sobolewski MEI
- Bak DEF

Reservas

- Kosowski MEC
- Jelen ATA
- Brozek ATA

Equador

Titulares

- Valencia MEI
- Espinoza DEF
- Luis Suárez TEC
- Delgado ATA
- Édison Méndez VOL
- Tenorio MEI
- Reasco LAD
- Mora GOL
- Hurtado DEF
- Castillo VOL
- Carlos Tenorio ATA
- De La Cruz LAE

Reservas

- Urrutia VOL
- Kaviedes ATA
- Guagua ZAD

Arbitragem

Árbitro Toru Kamikawa