Copa do Mundo 22/06/2010 15:30
Peter Mokaba - Polokwane, África do, ul

Sobre a Partida

No calor vibrante da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a fase de grupos reservou um confronto de estilos no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane. Era 22 de junho, e a Argentina de Diego Maradona, já classificada e com um Lionel Messi fulgurante, enfrentava uma Grécia lutando desesperadamente pela sobrevivência. Com a Albiceleste buscando a perfeição e a Grécia de Otto Rehhagel confiando em sua famosa solidez defensiva, o duelo prometia tática e emoção.

Maradona, mesmo com o avanço garantido, não abdicou do espetáculo, embora tenha promovido algumas mudanças. A "Pulga Atômica" Messi era uma constante ameaça, ditando o ritmo e colecionando chances, mas esbarrando na muralha grega e, por vezes, na própria trave. A Grécia, campeã europeia de 2004, tentava resistir, sonhando com um milagre que a levasse às oitavas.

A muralha helênica, porém, cedeu aos 77 minutos. Após um escanteio e um bate-rebate na área, o zagueiro Martín Demichelis, com oportunismo, abriu o placar, aliviando a tensão argentina. Mas o lance que eternizou a noite veio aos 89 minutos: o veterano Martín Palermo, um ícone do futebol argentino, entrou em campo e, após um chute de Messi defendido pelo goleiro, estava lá para empurrar para as redes. Aos 36 anos, Palermo vivia seu momento de glória na Copa, um gol que selou a vitória por 2 a 0, confirmando a Argentina com 100% de aproveitamento no grupo e encerrando a jornada grega no torneio. Era a força de um coletivo, liderado por lendas e estrelas, que se impunha.

Gols

78'
Demichelis
89'
Palermo

Escalações

Grécia

Titulares

- Karagounis MEC
- Katsouranis VOL
- Torosidis LAD
- Sokratis ZAD
- Otto Rehhagel TEC
- Tzorvas GOL
- Moras ZAE
- Vyntra ZAD
- Kyrgiakos ZAD
- Avraam Papadopoulos ZAD
- Tziolis VOL
- Samaras ATA

Reservas

- Patsatzoglou VOL
- Ninis VOL
- Spiropoulos LAE

Argentina

Titulares

- Otamendi ZAD
- Maradona TEC
- Bolatti VOL
- Clemente Rodríguez LAE
- Verón MEC
- Messi ATA
- Diego Milito ATA
- Nicolás Burdisso ZAD
- Sergio Romero GOL
- Agüero ATA
- Demichelis ZAD
- Maxi Rodríguez MEC

Reservas

- Di María MEC
- Pastore MEC
- Palermo ATA