Copa do Mundo 02/07/1994 16:30
D.C. Stadium - Washington, Estados Un, os

Sobre a Partida

Washington D.C., 2 de julho de 1994. O RFK Stadium fervilhava sob o calor americano, testemunha de um confronto crucial nas oitavas de final da Copa do Mundo. De um lado, a Espanha, um esquadrão talentoso e ambicioso, liderado por nomes como Zubizarreta, Fernando Hierro e um jovem Luis Enrique. Do outro, a Suíça, uma surpresa agradável com a solidez de Sforza e a velocidade de Chapuisat, pronta para desafiar os favoritos.

A Fúria Roja não demorou a mostrar suas intenções. Aos 28 minutos, Fernando Hierro, o zagueiro-artilheiro com sua impressionante batida de bola, abriu o placar com um potente chute de longa distância, explodindo a torcida espanhola. A Suíça tentava reagir, mas esbarrava na defesa bem postada e na maestria de um meio-campo que contava com o jovem Guardiola e o incansável Caminero.

No segundo tempo, a Espanha ampliou a vantagem com um lance que marcou a juventude e garra de Luis Enrique. Aos 52 minutos, ele recebeu uma bola na área e, com frieza, balançou as redes, consolidando o domínio espanhol. A Suíça tentou de todas as formas, com Chapuisat buscando espaços, mas a tarde era da Espanha. Para coroar a vitória, Txiki Begiristain, que havia entrado no decorrer da partida, converteu um pênalti aos 86 minutos, selando o 3 a 0. Uma exibição convincente que garantiu à Espanha sua vaga nas quartas de final, deixando a Suíça com a sensação de ter feito uma boa Copa, mas sem a glória do avanço.

Gols

15'
Hierro
74'
Luis Enrique
86'
Beguiristain

Escalações

Espanha

Titulares

- Hierro DEF
- Camarassa VOL
- Goikoetxea MEI
- Bakero MEI
- Alkorta DEF
- Ferrer DEF
- Sergi DEF
- Abelardo DEF
- Zubizarreta GOL
- Javier Clemente TEC
- Nadal DEF
- Luis Enrique MEI

Reservas

- Otero DEF
- Beguiristain ATA

Suíça

Titulares

- Bregy MEI
- Sforza MEI
- Chapuisat ATA
- Knup ATA
- Bickel MEI
- Ohrel MEI
- Geiger DEF
- Hottiger DEF
- Herr DEF
- Quentin DEF
- Pascolo GOL
- Roy Hodgson TEC

Reservas

- Subiat ATA
- Studer DEF

Arbitragem

Árbitro Mario Van Der Ende